Fernando Machado

A linda a Missa em Umburanas

a-padre-airton-procissão2

Padre Airton na frente da procissão (Foto: Fernando Machado)

O último sábado de maio ultimamente tem sido muito especial para nós que participamos do retiro fechado presidido pelo Padre Airton Freire, da Fundação Terra, em Arcoverde. É que temos na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Umburanas, o encerramento do mês de Maria. A comunidade aguarda 365 dias para acolher o grupo do retiro. Passava das 19h30 quando Padre Airton chegou ao átrio da Capela que estava toda enfeitada de bandeirinhas azuis e brancas.

a-banda-de-pifanos

A Banda de Pífanos se encaminhando para o altar (Foto: Fernando Machado)

A capela foi erguida no século passado pelo fazendeiro Severiano Dias Filho. A noite estava linda. O céu estava um tapete de estrelas enormes. Que céu lindo é o do sertão. Naquele momento lembrei-me dos Três Reis Magos (Baltazar, Melquior e Gaspar) em busca da manjedoura onde Jesus tinha nascido. E nós não levávamos ouro, incenso ou mirra, mas nossa solidariedade, esperança e fé para aquela gente humilde.

a-banda-de-pifanos2

Os músicos  saudando a imagem de Nossa Senhora da Conceição (Foto: Fernando Machado)

Primeiro aconteceu a procissão de Nossa Senhora da Conceição bem ao estilo das tradições portuguesas, a um andor, velas acessas nas lamparinas, crianças vestidas de anjos, foguetórios e uma banda de pífanos. Os fiéis cantavam “Dá-nos a bênção, Ó Virgem Mãe/ Penhor Seguro / do sumo bem / Maria é bela, mimosa flor, / nossa esperança, e nosso amor. / Ó como é doce, Maria amar, / seu lindo nome, pronunciar”.

a-sergio-tereza-eduardo-mota

Os irmãos Sérgio, Tereza e Eduardo Mota no átrio da Capela (Foto: Fernando Machado)

Depois de percorrer a rua principal de Umburanas a procissão voltou para a Capela. Padre Airton deu inicio a Missa cantando os benditos, musicas tão cantadas nas missas de antigamente. Temos que resgata-las. Primeiro ouvimos “Eu era pequeno, nem me lembro, só lembro que a noite aos pés da cama. Juntava as mãozinhas e rezava apressado, mas rezava como alguém que ama. Nas Ave-Marias que eu rezava eu sempre engolia umas palavras. E muito cansado acabava dormindo, mas dormia como quem amava”.

a-tatiana-marques-andor-ingrid-luck

Tatiana Marques e Ingrid Luck ao lado do andor (Foto: Fernando Machado)

É verdade então vem o refrão: “Ave Maria, Mãe de Jesus, o tempo passa, não volta mais / Tenho saudade daquele tempo que eu te chamava de minha Mãe / Ave Maria Mãe de Jesus, Ave Maria, Mãe de Jesus / Depois fui crescendo, eu me lembro, e fui esquecendo nossa amizade.” E depois veio aquela canção inesquecível: “A treze de maio na cova da íria / No céu aparece a Virgem Maria / Ave, ave, ave Maria / Ave, ave, ave Maria / Há três pastorinhos cercada de luz / Visita a Maria, mãe de Jesus”.

a-renata-coliferri-suzana-azevedo-dudu-lapa

Renata Colaferri, Suzana Azevedo e Dudu Lapa (Foto: Fernando Machado)

A comentarista foi Maria de Lourdes Feitosa, a primeira leitura coube a Carmen Lucia da Silva, o Salmo foi lido por Alice Clark. O Evangelho foi cantado por Padre Airton e na sequencia a homilia. E que homilia linda e curta. Padre Airton fala a língua e por isso a gente entende e não se cansa de ouvi-lo. Ele tem intimidade com os céus e por isso consegue levar para os fiéis o que eles querem ouvir.

a-ana-elizabeth-simon-manuel-manuel-fernandes

Ana Elizabeth Simon e Manuel Fernandes (Foto: Fernando Machado)

Durante a Comunhão tivemos como fundo musical Maria de Nazaré, Maria me cativou / Fez mais forte a minha fé / E por filho me adotou / As vezes eu paro e fico a pensar / E sem perceber, me vejo a rezar / E meu coração se põe a cantar / Pra Vigem de Nazaré / Menina que Deus amou e escolheu / Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus / Maria que o povo inteiro elegeu / Senhora e Mãe do Céu / Ave – Maria, Mãe de Jesus!”

a-iuri-henrique

O anjinho Iuri Henrique no colo da sua mãe (Foto: Fernando Machado)

Terminada a missa tivemos uma encenação bíblica com crianças de Umburanas e na sequencia a coroação de Nossa Senhora da Conceição, com direito a chuvas de pétalas de rosas vermelhas. Não esquecer a rifa de um bode. Olha, Padre Airton Freire, já estou roxo de saudade. Meu amigo Sérgio Mota já comecei a contagem regressiva para o próximo Retiro de 2015. Viva Nossa Senhora!

a-cristiane-magalhães-rosane-advinvula-carol-siqueira

Christiane Magalhães, Rosana Advincula e  Carol Siqueira (Foto: Fernando Machado)

 

Gostou ?
Compartilhe !