Fernando Machado

Noite elegante na Casa de Actus

A noite de quinta-feira foi daquelas, graças a Murilo Amorim e Marcos Simão que abriram as portas da Casa de Actus, no Recife Antigo, que lembra muito um museu, para surpreender a amiga Cremilda Martins, que estava aniversariando. A surpresa deixou a arquiteta visevelmente emocionada. Foi um petit comité muito elegante. E como sou arredio à comemoração de aniversário lembrei-me da música Melô do Marinheiro, dos Paralamas do Sucesso. No inicio meio sem graça, mas depois, entrei no clima.

a-jo-marina-murilo-amorim-tinane-telma-marcos-simão

Jô Mazzarolo, Marina Paiva, Murilo Amorim, Tinane Almeida, Telma Liége e Marcos Simão (Foto: Fernando Machado)

Cheguei até balbuciar “entrei de gaiato num navio / Oh! / entrei, entrei / entrei de gaiato num navio”. Apesar de a canção rezar “entrei pelo cano” no meu caso foi ao contrário, me senti um fofo. Como 13 de junho, Dia de Santo Antônio, é o meu aniversário, também comemoram o meu birthday. Com direito aos tradicionais parabéns para vocês. Além do violonista Lucivanio Jatobá tivemos uma sessão de karaokê. Lelê da Fonte, née Almeida, Murilo e Marcos deram um show de interpretação.

a-suzana-thila-rocha-cremilda-martins-bernadete-martins

Cremilda Martins entre as irmãs Suzana, Thila e Bernadete (Foto: Fernando Machado)

O cardápio foi de a gente comer rezando para Santo Antonio, São João e São Pedro. Uma mesa de queijos importados, com foie gras, pernil, entre outros itens, estava uma gostosura. O jantar foi dos deuses, chevettes à Newbourg, e filé mignon ao molho de ameixas acompanhado de arroz. Para sobremesa bolo Souza Leão (segredo culinário da mãe Betânia e Murilo Amorim), bolo de rolo e bolo de chocolate, brawnies de nozes e canjica.

a-lucia-ferraz-cremilda-martins-lele-almeida-beth-bezerra-de-melo

Lúcia Ferraz, Cremilda Martins, Lelê da Fonte e Beth Bezerra de Mello (Foto: Fernando Machado)

Tudo isso servido com talheres de prata e lousas também inglesas do século XIX. Existe coisa mais chique do que comer canjica com colher de prata do século XIX? A Casa de Actus faz parte de um conjunto de três casarios do final do século XVIII, no estilo colonial português, onde em algum tempo passado, foi um prostíbulo, assim como o Restaurante Dom João. São quatro pisos de a gente ficar de boca aberta com as peças daqueles colecionadores.

a-betania-amorim

Betânia Amorim (Foto: Fernando Machado)

Na sala principal um lustre de Bacarat caia do teto sobre os convidados dando aquele toque de belle époque. Sim ia me esquecendo do espaço dedicado aos achados arqueológicos do Recife dos tempos dos portugueses e holandeses. Entre tantas imagens duas me chamaram atenção: A de São José e a de Santo Antonio, afinal aquela noite se festeja o santo casamenteiro também. Pois foi nesse cenário de O Grande Gatsby o encontro que Marcos Simão e Murilo Amorim, nos receberam.

Gostou ?
Compartilhe !