Fernando Machado

Padre Damião toma posse como pároco

A Matriz de Santo Amaro, no centro de Jaboatão, ficou pequena para tantos fiéis que foram testemunhar aquele momento histórico, quando o Padre Damião Silva tomava posse como Administrador Paroquial da comunidade. Há 40 anos a Ordem Salesiana administrava a paróquia e ontem a devolveu para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Quase 1.200 pessoas estavam lá. Uma idosa passou mal por conta do calor acho que atingiu 40º.

d-fieis
Os fiéis lotaram a Matriz de Santo Amaro (Fotos: Fernando Machado)

A cerimônia começou às 9h, e foi presidida por Dom Fernando Saburido. O ministério musical, excelente, era composto por membros dos Corais São João Batista, Raiz de David, São Francisco de Assis e Cantatos, dois violonistas (Leonardo e Marcelo), um baterista (Chantal) e seis cantoras, ao todo o grupo era formado por 15 artistas.

d-james-batista-fernando-saburido-damiao
Dom Fernando Saburido entre os padres James Batista e Damião Silva

Usando o báculo que ganhou dos Beneditinos para sua posse como arcebispo, o pálio que recebeu do Papa Bento XVI e uma casula verde, Dom Fernando entrou triunfal no final da procissão composta de 11 padres (seis salesianos) e quatro freis Carmelitas, além dos ministros da eucaristia e leitores

d-altar
Dom Fernando ao lado dos concelebrantes

A comentarista foi Silvana Santos, a primeira leitura de Maria Lenilce Cavalcanti Silva, a salmista Silvana de Freitas e a segunda leitura foi de Jacileide Serafim dos Santos. Na sua homilia Dom Fernando informou que Jaboatão dos Guararapes ganhou mais duas paróquias. Uma no bairro de Vila Rica (Nossa Senhora Aparecida) e a outra em Santo Aleixo (São Pedro) que terá como pároco Padre Antonio Pereira.

d-fernando-saburido-terezinha-nunes
Na sacristia Dom Fernando Saburido e Terezinha Nunes

Padre Sérgio Luiz Aquino leu a Provisão Canônica de Padre Damião como administrador paroquial. Padre Aquino Chagas leu a Provisão Canônica de Padre Antônio Pereira como administrador paroquial de Santo Aleixo. Depois Padre Damião Silva renovou os compromissos sacerdotais, em seguida Dom Fernando Saburido leu a provisão de fé pública e Padre Damião jurou fidelidade à Igreja. Na ocasião, Padre Damião recebeu do Arcebispo a provisão canônica e as chaves (Igreja e Sacrácio).

d-coral
O Ministério de Música da missa no altar mor

Falaram ainda Leonardo Nascimento da Pastoral da Juventude, Padre Davidson Soares, o médico Raul Mariz, Gilsandra Pessoa e Edvane Conceição da Vila de Nazaré, que entre outras coisas disseram que “tratem com esse carinho que estamos sentindo de vocês no dia de hoje, pois do contrário voltaremos aqui para levá-lo de volta.” Com isso pudemos sentir que Padre Damião Silva é um pastor certo para o lugar certo. Quando digo isso é porque a nova paróquia possui o maior reduto de Protestantes da região metropolitana. E Dom Fernando Saburido, como “é assim oh, com os céus”, sabe por que o levou para lá.

Gostou ?
Compartilhe !