Fernando Machado

Basílica da Penha & Murillo La Grecca

Cada dia que passa mais maravilhas surgem na Basílica de Nossa Senhora da Penha do Recife. Até semana passada na Basílica da Penha eram conhecidos somente os afrescos de Murillo La Grecca que retratavam os quatro evangelistas. No entanto percorrendo as cimalhas dos transceptos da Basílica, o reitor Frei Luiz de França, descobriu que as quatro pinturas, duas em cada transcepto, são afrescos de Murillo la Grecca.

afrescos1

Frei França está em estado de graça com estas descobertas. Agora mais quatro afrescos situados nos tranceptos a Basílica, retratando a Paixão do Senhor, a descida do Espírito Santo, localizados na Capela de Nossa Senhora das Dores, a Imolação do Cordeiro e a Eucaristia na Capela do Santíssimo. Surge para enriquecer o acervo da Basílica.

afrescos2

E Frei França explica para quem não sabe: “O afresco é uma técnica de pintura em paredes ou tetos de gesso ou revestidas com argamassa, ainda frescas, e geralmente assumem a forma de mural. Pela afinidade com o clima seco, foi bastante utilizada no norte da Europa e na Itália, exceto Veneza. O afresco é bastante utilizado em igrejas e edifícios públicos, e costuma ocupar grandes extensões”.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

E prossegue: “Muitas vezes, inclusive, o termo é utilizado para referir-se a pintura mural em geral. Por conta do estado fresco do gesso ou da argamassa, os pigmentos precisam ser diluídos apenas em água e, conforme a superfície pintada for secando, secam também o desenho, que passa a integrar a superfície, e a fixação é bastante duradoura, sendo um pouco menor em lugares úmidos, pois a umidade causa rachaduras e danos à estrutura da parede e à pintura”.

Gostou ?
Compartilhe !