Fernando Machado

Troféu Personalidade Turística da Abrajet

Sem dúvida alguma foi a cerimônia mais marcante que a Abrajet-PE já realizou para a entrega do Troféu Personalidade Turistica. Estou nos referindo àquela que aconteceu quinta-feira, na Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos. O local é muito bonito, pois além de ser rodeado por uma mata é impregnado de história.

a-flavio-jose-pereira-fernando-neto-alira-suzuki-leonardo-lamartine
Flávio Domingues, José Pereira de Souza, Gilberto Freyre Neto, cônsul Akira Suzuki e Leonardo Lamartine (Fotos: Fernando Machado)

A Fundação Gilberto Freyre, cuja presidente é Sônia Freyre, foi onde morou o seu pai o sociólogo Gilberto Freyre que revelou Pernambuco para o mundo via seus livros e suas conferencias. Por aquele casarão tantos nomes importantes passaram que seriam difícil enumerá-los agora. Mesmo assim arriscaria José Lins do Rego, Joaquim Cardoso, Marcel Morin, Katarina Real, Getulio Vargas, Juscelino Kubistchek, Câmara Cascudo, João Cabral de Mello Neto.

a-sonia-gilberto-feranndo-freyre
Sonia Freyre e os sobrinhos Gilberto e Fernando no gabinete do mestre Gilberto Freyre

Coube ao vice-presidente Luiz Felipe Moura fazer o cerimonial num estilo humorístico e descontraído. O primeiro homenageado foi o diretor de Turismo de Jaboatão dos Guararapes Flávio Domingues que recebeu sua placa do jornalista Jorge Tadeu, o segundo foi o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru José Pereira de Souza que recebeu sua placa da jornalista Waldelusa D’Arce.

a-ricardo-guerra-waldelusa-darce-luiz-felipe-moura
Ricardo Guerra, Waldelusa D’Arce e Luiz Felipe Moura na sala de jantar de Magdalena e Gilberto Freyre

A menção honrosa foi para o empresário Leonardo Lamartine que foi saudado pelo presidente da ABIH-PE José Otavio de Meira Lins. O troféu by Roberto Gadelha foi entregue pela presidente da Abrajet-PE Ariadne Quintella. E finalmente o último foi o diretor superintendente da FGF, Gilberto Freyre Neto. Ele foi saudado pelo secretário Samuel Oliveira. O troféu de Roberto Cavalcanti foi entregue pelo jornalista Ricardo Guerra e o diploma by Wilton de Souza por Tatiana Menezes do Recife Convention.

fundacao
A biblioteca da Fundação Gilberto Freyre

Depois foi servido um almoço dos mais elogiados da Porto Fino assinado pela chef Rafaela Suassuna. O cardápio estava composto de salada de folhas vrdes com abacaxi e cenoura raladas, ao molho de mostarda e mel; arroz de açafrão; filé ao molho de vinho do Porto e frango aos quatro queijos. Para sobremesa merengue de chocolate e bolo de rolo.

Gostou ?
Compartilhe !